outubro 30, 2015

Um desafio ambiental

Numa daquelas arrumações que faço de tempos a tempos para deitar fora ou dar aquilo que já não preciso, encontrei, no meio de algumas revistas, um recorte sobre dicas ecológicas para limpar a casa. E como amiga do ambiente que sou, achava eu, guardei a dica para mais tarde aplicar. O tempo passou e os maus hábitos ambientais de limpeza permaneceram. Mas desde esse dia que fiquei com a ideia a fervilhar e decidi aplicar pelo menos uma das dicas que li e quem sabe, um dia, conseguirei aplicar todas!

Para que me possa sentir mais motivada a fazê-lo acompanhem-me nesta jornada ambiental com estas dicas ecológicas:

Para a limpar a cozinha, casa de banho, vidros e espelhos podem preparar, num borrifador, uma solução com:

   - 250 mL de vinagre
   - 250 mL de água
   -1 a 2 gotas de um óleo essencial à escolha.

Se acharem que o cheiro a vinagre é desagradável podem aromatizá-lo colocando umas cascas de laranja ou limão e deixem a repousar, pelo menos, durante um dia.

Receita de sabão natural artesanal:

   - 250 g de glicerina
   - 250 mL de essência de alfazema
   - Ervas a gosto (alecrim)

Derretam a glicerina partida em bocados e deitem o líquido num copo e deixem arrefecer. Quando ainda estiver morna moldem e enrolem em película aderente até usarem.

Para manter as canalizações limpas e desentupidas basta misturar uma chávena de bicarbonato de sódio e outra de vinagre num balde com água bem quente e verter esta mistura. Passar por água quente durante um minuto e repetir esta operação pelo menos uma vez por mês.

Alguém me acompanha nesta mudança? Se ler um sim (ativo) da vossa parte faz com que já tenha valido a pena partilhar! O planeta agradece e eu também!

By AV33

outubro 29, 2015

Massa sem hidratos?? Eu quero!!!

Hoje vou-vos falar de Konjac, sabem o que é?


É uma planta originária do Japão (Amorphophallus konjac), cuja constituição é basicamente glucomanano, ou seja um polissacárido muito viscoso constituído por glucose e manose.

Esta planta é conhecida como inibidora de apetite, pois quando ingerida, e em contacto com água, forma um gel de elevada viscosidade responsável pela sensação de saciedade.

Mas para além disso esta planta também apresenta outras propriedades medicinais interessantes, tais como:

- Redução do colesterol LDL e os níveis de açúcar no sangue, pois é rico em potássio, ferro, fósforo, selénio, fibras, minerais, vitaminas e o já citado glucomanano, além de diversos aminoácidos essenciais e ácidos gordos. (fonte)

- Coadjuvante no tratamento da diabetes (fonte: Journal of the American College of Nutrition)

- Obstipação e regulação da flora intestinal, por aumento da viscosidade do conteúdo gastrointestinal.


Onde encontrar?

Normalmente o konjac é encontrado em forma de cápsulas, à venda em farmácias, ou parafarmácias, mas também pode ser encontrado sob a forma de Noodles (como mostro na foto, comprei no Celeiro).



Resumindo, é uma massa que não tem hidratos de carbono, e quando a comemos, se acompanhada com um copo de água ajuda a saciar-nos!! 

Esta massa vem hidratada, mas confesso que é meio sem sabor... O que fiz para dar vida a esta massa, foi saltear com vegetais (bróculos, couve de bruxelas, milho e cogumelos), e também um pouco de frango desfiado (foto), e ficou divinal!!!



Mas atenção!! Embora seja rico em minerais, e pouco calórico sendo pouco nutritivo, deve-se evitar comer excessivamente. 


Boas dietas!!
By AR19

outubro 27, 2015

Treinar em casa - EXTREME SIX PACK ABS WORKOUT



Há uns anos comecei a treinar em casa e hoje em dia concilio o treino em casa, com o do Gym e ainda com o Trail. Se é fácil claro que não, mas vou tentado todos os dias não falhar! Tento planear a semana de modo que tudo encaixe bem!

Hoje em dia temos imensas opções de treinos na Net, já falei aqui e aqui de treinos que costumo fazer!

O treino de core costumo fazer em casa, sigo alguns vídeos e lá vou fazendo! Já postei aqui e aqui bons treinos! Hoje trago mais um vídeo que também faço, que foi indicação do PT Leandro - EXTREME SIX PACK ABS WORKOUT!


Também aposto muito nas pranchas, diversos tipos e faço 1 min de cada! Quem disse que 1 min não demora a passar??? Demora e muito….

Bons treinos
By FS 36

outubro 26, 2015

Sal


O que chamamos popularmente de sal de cozinha, ou simplesmente sal, é o cloreto de sódio .
O sal foi provavelmente, desde o início dos tempos, o primeiro mineral a ser utilizado conscientemente pelo homem como suplemento alimentar. A necessidade cada vez maior e a preocupação do homem em manter os alimentos em bom estado de conservação levou-o a perceber que o uso do sal seria um dos métodos possíveis.
Além do paladar, o sal é uma necessidade vital. Sem sódio o organismo é incapaz de transportar nutrientes, transmitir impulsos nervosos e mover músculos.

 Sal de cozinha refinado:  Composto por 60% de cloreto e 40% de sódio sendo obtido por meio da evaporação da água do mar. Cada grama de sal possui 400mg de sódio.

- Sal grosso: Possui a mesma composição do sal de cozinha porém não passa pelo processo de refinamento. É mais utilizado para temperar carnes, principalmente churrasco. Possui também 400mg de sódio para 1g de sal grosso.

- Sal light: É composto de 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio e por isso é considerado um sal mais saudável, pois o sódio auxilia na retenção de líquidos e o potássio é diurético, havendo assim um equilíbrio. Este produto não é recomendado para pacientes com problemas renais. Cada 1g de sal light possui 197mg de sódio.

- Sal marinho: Provém também da evaporação da água marinha, entretanto o refinamento é mais grosseiro e por isso os grãos são mais irregulares e preserva-se mais a presença dos minerais. 1g de sal marinho possui 420mg de sódio.

- Sal rosa do Himalaia: É retirado das montanhas dos Himalaias onde já houve a presença do mar à milhares de anos. Possui coloração rosa devido a presença de mais de 80 minerais, entre eles, o ferro, potássio, magnésio e cálcio. 1g possui 230mg de sódio. O sal rosa ainda tem um poder altamente desintoxicante, fortalece os músculos e melhora o sistema imunitário.  

- Sal defumado: Este sal é defumado a partir da queima de barris de carvalho usado no envelhecimento de vinhos. É muito requintado e com valor bem elevado. 1g contém 395mg de sódio.

- Sal líquido: sal dissolvido em água mineral e por ser em forma de spray pode salgar os alimentos de forma mais uniforme auxiliando no menor consumo de sódio. 1ml de sal líquido possui 110mg de sódio.

- Sal negro: provém da Índia e é um sal vulcânico. Possui enxofre na sua composição o que garante seu sabor sulforoso. 1 g de sal negro = 380 mg de sódio

- Sal temperado com ervas como manjericão, orégãos, alecrim, sálvia, tomilho e salsa. Por ser temperado oferece maior sabor aos alimentos e por isso utiliza-se menor quantidade de sal.

- flor de sal é um aglomerado de cristais que se forma à superfície da água do mar. A flor de sal é fonte natural de ferro, zinco, magnésio, iodo, flúor, sódio, cálcio, potássio e cobre, pois não sofre nenhum processamento ou refinação posterior à sua recolha do mar. A coloração acinzentada dá-se devido à presença de areia, mas também é comum o uso de outros elementos para alterar a cor do produto. 1 g de flor de sal tem 450mg de sódio

Sal marinho integral (não refinado) - Este tipo de sal contem cerca de 84 elementos entre os quais o iodo de fácil assimilação. Contem igualmente magnésio, cálcio, zinco, cobalto, ferro, mercúrio entre outros minerais. Enquanto que ao sal refinado normalmente é acrescentado iodo, o sal marinho refinado apresenta na sua constituição os dois minerais em equilíbrio, sendo por isso menos prejudicial à saúde. Apesar de conter ligeiramente menos cloreto de sódio que o sal marinho refinado não deve ser consumido em grandes quantidades.

Na minha opinião o melhor sal é o sal dos himalaias. Uma vez que este sal é bastante dispendioso em segundo lugar está o sal marinho integral como sendo um dos mais saudáveis.  No entanto, existem muitas das vezes embalagens que dizem sal marinho integral em letras grandes e em letras pequeninas diz sal marinho refinado. Tenha atenção para não ser enganado. Seja que tipo de sal for devem ser sempre consumidos com bastante moderação! Segundo a Organização Mundial da Saúde os adultos devem consumir cerca de no máximo 5g/dia de sal sendo que apenas os alimentos já atingiriam essa recomendação e com adição do sal nas preparações acaba-se consumindo mais que o dobro dessa recomendação. O excesso de sódio retém água e faz com que eleve a pressão arterial e esse processo propicia o surgimento de doenças cardíacas e renais, além do tradicional desconforto proveniente dos inchaços.

Ana Catarina Tavares
Nutricionista
1726N

outubro 23, 2015

O Homem em busca de um sentido

Há livros que nos entretêm. E há aqueles que nos ensinam. E um desses livros é "O Homem em busca de um sentido" de Viktor Frankl. Narra a história verídica de um psicoterapeuta que sobrevive a Auschwitz e, através dessa experiência, descobre um método que ajuda a criar um propósito de vida até nas piores circunstâncias. Através da observação de outros prisioneiros começou a perceber porque uns acabavam por sucumbir ao desânimo e outros resistiam às adversidades. E não pensem que é uma história triste ou pesada, muito pelo contrário. É antes um relato cheio de esperança, fé e amor. 

Frankl argumenta que não podemos evitar o sofrimento, mas que podemos escolher como lidamos com ele, encontrar um sentido para ele e seguir em frente com um objetivo renovado.

Leiam este livro simples com uma história que é uma lição de vida e para a vida!

Porque, no final, é tudo uma questão de perceção...

Resultado de imagem para viktor frankl quotes

"Quando já não conseguimos mudar uma situação somos desafiados a mudar a nós mesmos", Viktor Frankl.

By AV32

outubro 22, 2015

Tempo para treinar?? Claro que sim... Ou não!

Tempo para treinar, quem o tem que levante a mão!!
Eu não posso levantar a mão, pois não tenho tempo para treinar... Tenho uma casa para gerir com 2 filhos, um deles com 1ano (uma pequenina peste), banhos para dar, jantar para fazer, trabalhos de casa para ajudar, casa para arrumar, etc etc, etc... Como é que tenho tempo para treinar? Não tenho! Mas esperem... O facto é que eu TREINO mesmo!! E todos os dias, pelo menos meia hora eu arranjo para o meu pequeno treino. É a única altura do dia que tenho para mim, onde não sou mãe, esposa, ou trabalhadora, sou simplesmente EU! E acreditem, que bem que me sabe!! Mas quando é que treino? Às vezes saio de casa às 21h para ir fazer a aula das 21h15... é tarde, e acreditem que é tão difícil sair de casa a essa hora para ir ao ginásio, mas por outro lado é o meu tempo, o tempo para mim, e vale por tudo!
No meio das nossas rotinas temos que arranjar tempo para nós, e nada como um bom treino para libertar energias e stress acumulado, é duplamente bom para a nossa saúde!
Como muitos de vós sabem, eu estou no caminho longo e tortuoso de perder peso, mas não só, estou no caminho para ser saudável, e tanto o exercício físico como também a alimentação são fundamentais para lá chegar! Não tenho pressas, a balança há de chegar onde eu quero, pois esta é uma mudança para o resto da minha vida, não me canso da minha "dieta", não me canso do meu treino, já fazem parte de mim...
Desejo-vos toda a sorte nos vossos caminhos, e espero que, no meio de tantas armadilhas que é o nosso dia a dia, arranjem tempo para serem vocês, só só vocês!

 Deixo-vos umas imagens para recordarem o treino do 3andtheblog!! 

Sejam felizes!! 
By AR 18

outubro 20, 2015

Hora do Esquilo



Bom dia,

Bem hoje o meu dia já vai a meio! O treino foi na Hora do Esquilo, que é sempre às 6h da manhã em Monsanto e hoje saiu um Rolador! E porquê treinar às 6h da manhã com tanta hora para o fazer??? Se calhar pensam que não gosto de dormir, mas não é esse o caso, de todo!!!! Amo a minha cama, adoro dormir!!!!! Não é fácil explicar para quem não treina com esta malta, mas tudo se resume a um grupo fantástico de atletas, que puxam uns pelos outros... Quando assim é não importa a hora a que se treina, importa a vontade e o prazer que é treinar com esta malta!!!

Hoje o treino foi para Parabenizar todos os atletas que fizeram provas este fim de semana! Podemos começar pela Maratona de Lisboa e saltamos logo para o UTAX!!! Realmente esta gente não brinca em serviço e são excelentes atletas!!! Além de que os resultados obtidos nas provas são fantásticos (Esta gente não brinca)! O clima foi de festa a ouvir algumas histórias que se passaram na serra!

Hora do Esquilo 20.10.2015 - Recovery Time

Mas voltando à Hora do Esquilo, quem treina não treina para passar o tempo… Treina para evoluir e para atingir objetivos, participar em provas de Trail ou estrada e alcançar o melhor resultado! Aquilo não é para brincadeiras! Eu normalmente acabo um treino a sentir que vou falecer! Raramente (nunca) converso ao longo do treino, porque das duas uma, ou corro e tento acompanhar ou falo, as duas coisas é impossível! Mas é fantástica a partilha que se sente naqueles treinos, o espírito de união, o incentivo, o que todos dão de si!!!!

É importante na vida dar valor às coisas boas que temos, e eu gosto muito de treinar na Hora do Esquilo!! Além de que correr na natureza é outra coisa, é vida!!!! É Trail! Trailrunning!
Vamo que vamo que 2015 já lá vai e em 2016 começa uma nova época!!!
By FS35

outubro 19, 2015

Alimentos in natura, processados e ultraprocessados


São práticos, baratos e de fácil acesso, no entanto nada de bom trazem ao organismo.



Existem 4 tipos de alimentos:

Alimentos in natura são aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais e adquiridos para consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza.

Alimentos minimamente processados são alimentos in natura que, antes de sua aquisição, foram submetidos a alterações mínimas. Exemplos incluem grãos secos, polidos e empacotados ou moídos na forma de farinhas, raízes e tubérculos lavados, cortes de carne resfriados ou congelados e leite pasteurizado. São também minimamente processados produtos extraídos de alimentos in natura ou diretamente da natureza e usados pelas pessoas para temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias. Exemplos desses produtos são: óleos, gorduras, açúcar e sal;

Alimentos Processados
Os considerados processados são produtos fabricados essencialmente com a adição de sal ou açúcar a um alimento in natura ou minimamente processado, como legumes em conserva, frutas em calda, queijos e pães.

Alimentos Ultraprocessados
Os ultraprocessados correspondem a produtos cuja fabricação envolve diversas etapas e técnicas de processamento e vários ingredientes, muitos deles de uso exclusivamente industrial. Exemplos incluem refrigerantes, biscoitos, pão embalado, salgadinhos de pacote e noodles instantaneos.

O elevado consumo de alimentos processados e ultraprocessados apresenta uma relação positiva com a ingestão de sódio, colesterol e gorduras o que origina doenças coronárias, hipertensão arterial, diabetes e obesidade.

A isto acrescenta-se que as altas temperaturas e a manipulação a que estes alimentos estão sujeitos ajudam a subtrair algumas das suas vitaminas. Não é por acaso que são chamados de “geradores de fome”, uma vez que o excesso de açúcar presente, de mão dadas com uma pobreza de fibras, faz com que a sua absorção seja mais rápida. A ausência de vitaminas, nutrientes e sais minerais pode acarretar uma anemia e até problemas mais graves relacionados a órgãos específicos, como rins e fígado, por exemplo.

Características dos alimentos processados e ultraprocessados:
·        Alto poder calórico, mas com uma energia “vazia”. 

·        Hiperpalatabilidade, ou seja, um sabor artificial exagerado, que exacerba os sentidos e cria um padrão de gosto no organismo.

·        Alimentos altamente disponíveis para consumo.

·        Excesso de sal, açúcar, gorduras e substâncias químicas como conservantes, estabilizantes, flavorizantes e corantes. 

Os alimentos processados e ultraprocessados devem assim ser evitados ao máximo, principalmente na infância, para que não se tornem hábitos e, sim, algo, no máximo, esporádico.

O melhor a fazer é voltarmos às origens e frequentar mais as feiras e os mercados do que os supermercados, uma vez que as primeiras oferecem um número maior de produtos frescos e mais saudáveis.
Feira São Pedro de Sintra
                Ana Catarina Tavares, Nutricionista 1726N                                  

outubro 16, 2015

Para crentes e nem por isso

Querem conhecer a história de uma das igrejas mais bonitas de Lisboa, a Igreja de São Roque? É constituída por 9 capelas, mas vamos falar apenas da capela de S. João Batista. Foi encomendada por D. João V a dois arquitetos romanos em 1740. Em 1747, acabada a obra, foi montada e benzida pelo Papa Bento IV e novamente desmontada para vir rumo a Lisboa em 3 naus e ser, finalmente, instalada na Igreja de São Roque.

Até dia 25 de Outubro podem visitar gratuitamente, com direito a visita guiada, a exposição: "De Roma para Lisboa: um álbum para o Rei Magnânimo". Conhecerão a história de um documento que "consiste no minucioso registo, escrito e desenhado - concretizado por iniciativa de Manuel Pereira Santos, o último embaixador de D. João V em Roma - das encomendas de obras de arte italianas destinadas a Lisboa (designadamente à Patriarcal e à capela de S. João Baptista)". 

Esta é uma visita muito bem narrada onde irão conhecer as peripécias de um livro que desapareceu misteriosamente. Ressurgiu, muito mais tarde, numa mesa de uma biblioteca parisiense onde estava a ser consultado por uma estudante e que chamou a atenção de um historiador que passava. Imediatamente a obra foi restaurada por nós e admirem-se, hoje é propriedade francesa! Felizmente que a generosidade francesa permite-nos ter acesso, através desta exposição, a 15 dos desenhos que fazem parte do livro.

Ironias à parte, não percam esta oportunidade e vejam com muita atenção as telas que compõem a capela. Será que se tratam de pinturas? Se calhar não...





By AV31

outubro 15, 2015

Uma alimentação à nossa medida

Olá!

Hoje queria-vos falar da importância de comer bem!  Agora está na moda a comida saudável, e há imensas receitas e teorias de como como comer saudavelmente, e digo-vos acho muito bem que nos preocupemos com a nossa alimentação, pois nós somos o que comemos!!
Mas... Com tanta teoria e tanta informação na net, eu sentia-me perdida no meio de tantas dicas, por isso procurei ajuda profissional, de uma nutricionista que tem sido fundamental para a minha perda de peso. Como já vos disse, já não estou a fazer dieta, alimento-me saudavelmente, e isso faz toda a diferença! Cada pessoa é uma pessoa, e cada um tem as suas rotinas e necessidades que não são iguais para todos... Por isso se sentem perdidos tal como eu me sentia, procurem ajuda e façam uma alimentação à vossa medida!! (os preços são bastante acessíveis!)

By AR17

outubro 14, 2015

Paris is always a good idea !! #01

Ciao a Tutte :)
A semana passada foi a semana da moda em Paris e então como homenagem 
aqui há um outfit muito Glamour como a ciudad !  
Tanti baci !!



Paris is always a good idea !! #01

outubro 13, 2015

Crepioca



Já fizeram crepioca? É super simples! Basta misturar todos os ingredientes e colocar numa frigideira durante 1 min de cada lado. No final é só fazerem o recheio que mais gostam! 

Ingredientes (para 6 crepiocas):
- 300 g polvilho azedo (compro no Pingo doce)
- 2 ovos
- 220 mL de leite vegetal


Polvilho Azedo que comprei no Pingo Doce


 Numa crepioca recheei com banana derretida no MW, por cima canela, morango e coco desidratados e sementes de papoila e linhaça. 


Crepioca com banana
 Na outra crepioca recheei com maçã derretida no MW e por cima canela e sementes de chia.


Crepioca de maçã

Espero que gostem e experimentem By FS34