É uma planta originária do Japão (Amorphophallus konjac), cuja constituição é basicamente glucomanano, ou seja um polissacárido muito viscoso constituído por glucose e manose.
Esta planta é conhecida como inibidora de apetite, pois quando ingerida, e em contacto com água, forma um gel de elevada viscosidade responsável pela sensação de saciedade.
Mas para além disso esta planta também apresenta outras propriedades medicinais interessantes, tais como:
- Redução do colesterol LDL e os níveis de açúcar no sangue, pois é rico em potássio, ferro, fósforo, selénio, fibras, minerais, vitaminas e o já citado glucomanano, além de diversos aminoácidos essenciais e ácidos gordos. (fonte)
- Coadjuvante no tratamento da diabetes (fonte: Journal of the American College of Nutrition)
- Obstipação e regulação da flora intestinal, por aumento da viscosidade do conteúdo gastrointestinal.
Onde encontrar?
Normalmente o konjac é encontrado em forma de cápsulas, à venda em farmácias, ou parafarmácias, mas também pode ser encontrado sob a forma de Noodles (como mostro na foto, comprei no Celeiro).
Resumindo, é uma massa que não tem hidratos de carbono, e quando a comemos, se acompanhada com um copo de água ajuda a saciar-nos!!
Esta massa vem hidratada, mas confesso que é meio sem sabor... O que fiz para dar vida a esta massa, foi saltear com vegetais (bróculos, couve de bruxelas, milho e cogumelos), e também um pouco de frango desfiado (foto), e ficou divinal!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário