outubro 01, 2015

Dia Mundial do Vegetarianismo 2015

Sabiam que hoje é o dia Mundial do Vegetarianismo! 




Com a crescente visualização de documentários e polémica em relação aos produtos de origem animal, em geral, muito se fala de vegetarianos e de veganos/vegans.


Sabem qual é a diferença?
O vegetariano é, por definição, alguém que se alimenta basicamente de grãos, sementes, vegetais, cereais e frutas. Os vegetarianos estritos excluem o uso de todas as carnes animais, incluindo peixe e frango, ovos, lacticinios e mel. 
No entanto existem diversos tipos de vegetarianos. Fique a conhecê-los.
Ovo-lacto-vegetarianos
Comem lacticínios e ovos, além dos produtos de origem vegetal.

Lacto-vegetarianos
Este grupo de vegetarianos exclui os ovos da sua alimentação no entanto, não sentem necessidade de abrir mão dos lacticínios por vários motivos.

Ovo-vegetarianos
Incluem na sua alimentação os ovos, mas excluem o leite e todos os seus derivados.

Veganos/Vegan
Não consomem nenhum tipo de produto de origem animal ou que tenha sido testado em animais.
Este grupo exclui a carne de animais (carne vermelha, aves, peixe) e também produtos animais (ovos e lacticínios). Exclui ainda o mel e a gelatina, o uso de produtos de origem animal (couro, seda, lã, lanolina, etc), os produtos testados em animais e os espectáculos onde a exploração animal é motivo de entretenimento (circo, touradas, etc.).
O veganismo vai, pois, além da alimentação e pode ser definido como um estilo de que busca excluir, na medida do possível e do prático, todas as formas de exploração e tratamento cruel de animais na alimentação, no vestuário e com qualquer outro fim.

Crudívoros
Alimentam-se única e exclusivamente de alimentos crus. Defendem que o homem é o único animal que cozinha os alimentos, destruindo com isto as suas propriedades nutritivas e que estamos preparados para digerir e assimilar alimentos crus (naturais).



 Para dúvidas procurem sempre um nutricionista!

A alimentação vegetariana/vegana pode ser uma das mais saudáveis!



3 comentários:

  1. Sou grande adepta de uma alimentação baseada essencialmente em plantas, sobretudo por motivos ecológicos. Mas muita atenção ao veganismo, sobretudo para quem pratica desporto. Aqui vai uma "provocaçãozinha" interessante: http://www.gnolls.org/1596/vegans-are-cannibals-the-truth-behind-the-new-vegan-high/

    ResponderEliminar
  2. E que grande provocação =)

    "After several months their energy begins to flag, they start losing strength and muscle mass, and sickness begins to harvest their days. Friends start to notice their gauntness and pallor. As time goes on they become alternately spacy and snappish, suffering from fatigue, depression, poor memory—and even loose teeth. Women become amenorrheic. They restrict their diet even more in an attempt to recapture that first rush of health, but only succeed in making themselves sicker. Often they cut themselves off from friends and family, and only associate with other vegans who support the dietary choice that is slowly destroying their body and mind."
    Ora isto não faz qualquer tipo de sentido uma vez que existem bons e maus vegetarianos da mesma maneira que existem bons e maus omnivoros.

    Perder massa muscular? Se a ingestão de proteína for assegurada pela ingestão de leguminosas (feijão branco, feijão preto, feijoca, grão, lentilhas vermelhas, lentilhas castanhas, lentilhas vermelhas, feijão carioca, feijão adzuki, feijão catarino, feijão vermelho, feijão de soja, feijão carioca, feijão lindo, feijão papo de rola, feijão frade, etc), soja, tofu, tempeh e seitan não existe perda de massa muscular. Existem muitos atletas vegetarianos e veganos sem nenhum problema...

    Mulheres amenorreicas porque não consomem produtos de origem animal? Outra afirmação errada. Se a ingestão proteica, calórica e houver uma alimentação variada, equilibrada e completa este não será um problema.

    "Often they cut themselves off from friends and family, and only associate with other vegans who support the dietary choice that is slowly destroying their body and mind." Outra associação errada. Sou vegan e continuo a fazer os mesmos planos com os meus amigos e a minha família. Quando existe um jantar levo um prato que todos possam comer e assim ficam introduzidos a um novo prato. Já o fazia quando não era vegana e continuo a fazer. Dantes levava um prato com ingredientes de origem animal, agora não. Conheço no entanto muitas dietas de emagrecimento que estão na moda e essas sim trazem problemas de saúde e a nível social.

    A única suplementação que deve ser feita é a de vitamina b12. Nada mais. A vitamina B12 não é de origem animal. É de origem bacteriana. Só está presente nos produtos de origem animal uma vez que os cereais que os animais comem contêm a bactéria. Uma alimentação equilibrada, vegetariana e completa traz as fibras as vitaminas e os minerais essenciais ;)

    Este texto foi claramente escrito por alguém que não percebe do assunto e é contra a alimentação vegetariana.

    Aconselho a ver textos que o mínimo teor científico para não ficar na dúvida. Nem tudo o que lemos na internet é verdadeiro. O texto reflete a opinião pessoal do escritor sem nenhum rigor científico ou verdadeiro.

    Deixo aqui o link das linhas de orientação para uma alimentação vegetariana criadas pela Direcção Geral da Saúde

    http://nutrimento.pt/activeapp/wp-content/uploads/2015/07/Linhas-de-Orienta%C3%A7%C3%A3o-para-uma-Alimenta%C3%A7%C3%A3o-Vegetariana-Saud%C3%A1vel.pdf

    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ana, poupaste-me o trabalho de procurar informação que refutasse o que já parecia ser um artigo tendencioso. Bon appetit e fico à espera da partilha de receitas vegan bem apetitosas :)

      Eliminar