E eis o título para descrever a história de um navio de guerra do século XVII, Vasa, que naufragou a 10 de Agosto de 1628 enquanto deixava o porto de Estocolmo. Imaginemos um potente navio de guerra que se preparava para sair do porto e, para assinalar esta importante data, foi disparada uma salva de canhões, projetada através das canhoeiras que bordavam ambos os flancos do navio. Levantou-se uma rajada de vento que fez o Vasa inclinar-se, mas ainda não era desta que o barco se iria afundar. À segunda rajada o Vasa inclinou-se completamente para um dos lados, fazendo com que se infiltrasse água através das canhoeiras abertas provocando o afundamento do navio. Só passados 333 anos é que o Vasa regressou das profundezas do mar para ver novamente a luz do dia.
E é fascinante entrar na sala do museu e vislumbrar esta peça única e grandiosa. Por momentos parecia que tinha entrado num filme de piratas!
Além do navio podemos também encontrar esqueletos dos membros da tripulação, equipamento e pertences que se encontravam no navio.
Se algum dia forem a Estocolmo não percam a oportunidade de ver o Vasa. o potente navio de guerra que nunca o chegou a ser.
By AV24
Sem comentários:
Enviar um comentário