setembro 25, 2015

Repor a verdade na Língua Portuguesa

Já deu para perceber num post anterior o quanto sou fascinada por descobrir mitos da Língua Portuguesa!

E está disponível mais um livro que nos ajuda a escrever melhor e a descobrir erros que nem sabíamos que dávamos, o "500 erros mais comuns da língua portuguesa" de Sandra Duarte Tavares.

Dizer que está um dia solarengo está completamente errado, devemos sim substituir a palavra solarengo por soalheiro, já que solarengo está relacionado com os solares, casas de famílias nobres. 

Quem não escrevia açoreano com e levante o dedo? Eu escrevia... e descubro que afinal o correto é escrever desta forma, açoriano!

E sabiam que as siglas não têm plural? Eu não! Um DVD, dois DVD, três DVD e por aí fora...

Se evacuar significa esvaziar, está incorreto dizer que as pessoas foram evacuadas. Por isso, deve dizer-se: "A aldeia foi evacuada e as pessoas foram retiradas".

E a cereja em cima do bolo, a palavra despoletar costuma ser usado com o sentido de desencadear e está incorreto, porque quer dizer retirar o gatilho. Por isso, quando dizemos: "A leitura da carta despoletou uma reação no leitor" deveria, sim, usar-se a palavra espoletou!

Depois disto dá mesmo vontade de parafrasear Fernando Pessa, "E esta hein?" 

500 erros mais comuns da língua portuguesa

By AV29

4 comentários:

  1. Essa da espoleta é que me apanhou de surpresa! Já agora a espoleta é um recipiente que contém a mistura detonante e é colocado na parte traseira da bala, onde sofrerá o impacto que inicia a reacção em cadeia para originar a explosão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente! A palavra despoletar é aplicada quando se fala de armas explosivas, por exemplo, despoletar uma granada. Despoletar significa desarmar a espoleta, ou seja, impedir a explosão.
      Obrigada pelo esclarecimento!

      Eliminar
  2. Bem, eu sobre armas, apenas te posso dizer que hoje de manhã tentei desenhar uma espingarda numa aula (a propósito do lançamento de projécteis!) e espoletou bastantes sorrisos nos meus alunos e uma frase que ficará para a história: "Professora, desculpe que lhe diga mas isso parece um funil!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente é como dizem, os miúdos não perdoam, nem a falta de jeito para o desenho!
      Depois destes comentários já não se vão esquecer de substituir a palavra despoletar pela correta, espoletar.
      Obrigada pela partilha!

      Eliminar