abril 08, 2016

Afinal CR7 não é só uma marca de roupa

Quando vos perguntavam o que queriam ser quando fossem grandes o que respondiam? Eu tinha várias opções, caso alguma delas falhasse, sendo a mais imediata, astronauta! Ainda fiz soltar umas gargalhadas com esta resposta... Felizmente mudei de ideias, só de me imaginar fechada numa nave durante dias ou anos a fio até me dá falta de ar...

Mas o "bichinho" da astronomia ficou e ainda me interesso por assuntos relacionados com o espaço. Por isso deixo-vos com a notícia de uma descoberta feita por uma equipa internacional liderada por um português, David Sobral. A notícia já não é muito fresquinha, mas mais vale tarde que nunca. Esta equipa descobriu a galáxia mais brilhante dos primórdios do Universo e sinais das primeiras estrelas, quando o Universo tinha 800 milhões de anos. Batizaram-na com a sigla CR7 e é 3 vezes mais brilhante que a galáxia que detinha o record de luminosidade, a Himiko.


Vai-se a ver já todos vocês sabiam menos eu...
Descobri também que as ondas gravitacionais têm som! Deixo-vos uma amostra de como soam:



AV48

Sem comentários:

Enviar um comentário