abril 07, 2016

Pasteis de Coco - sem açúcar nem farinha!!

No outro dia estava a olhar para uns pasteis de coco, e pensei, eu gosto tanto daquilo, mas são tão doces, e com tanta gordura (da massa folhada), que dificilmente irei conseguir comer... o raciocínio seguiu para a pergunta: "e se eu conseguisse fazer uma versão mais light, ou pelo menos mais saudável, sem açúcar?!!!" 
Basiei-me em várias receitas que tenho visto na net, como por exemplo nas mini tartes de aveia e banana que vi aqui (embora a minha versão seja muito mais simples), e também nos pasteis de coco, que vi aqui . E assim fiz a minha versão de pasteis de coco, mais saudável, sem açúcar, sem farinha, e para os vegan, sempre podem substituir os ovos por sementes de linhaça.

Esta receita tem 3 fases, pois eu quis fazer tudo de raiz, mas podem sempre fazer à vossa maneira e adoçarem com mel, por exemplo, substituindo assim a pasta de tâmaras. O leite vegetal podem comprar já feito. 

Leite de coco
Adicionei 600mL de água a ferver a 200g de coco ralado, e deixei ferver mais 5 minutos. Depois coei para um jarro, com um passador de rede. Reservei o coco para fazer os pasteis.

Pasta de tâmaras
Retirei o caroço a 400g de tamaras (embora pareça muito trabalhoso, não custa nada retirar os caroços), e numa taça adicionei o leite de coco acabado de fazer (ainda quente) às tâmaras, para amolecê-las. Deixei-as ficar durante 2 horas, mais ou menos. 

A seguir triturei na Bimby (podem usar outro processador de alimentos), vel. 8, até ficar uma pasta uniforme e macia.

Recheio dos pasteis

Adicionei 150g da pasta de tâmaras ao coco reservado (que utilizei para fazer o leite de coco) e adicionei 2 ovos e misturei na vel. 6, 30 segundos.

Só falta a base dos pasteis:
Base
500g de aveia em flocos
6 bananas maduras

Misturar tudo na vel. 6, 1 minuto. 
Em formas de muffins, dispor a massa de aveia de maneira a ficarem da forma de barquinhos. Também fiz em formas de pequenas tartes. 


A massa foi ao forno 15 minutos a 180ºC, depois recheei com o preparado de coco, e foi ao forno mais 30 minutos. 

O resultado foi este:


Espero que experimentem, e que gostem!!!
By AR34

Sem comentários:

Enviar um comentário