outubro 07, 2016

Pela boca morre o peixe

Ainda há uns dias atrás queixava-me do pouco tempo que tinha para ler e aqui estou eu para falar de outro livro num tão curto espaço de tempo... assim não há réstia de credibilidade que se mantenha do meu lado! Ora bem, para me justificar, apelo ao lado cusco que existe em todos nós (espero que não seja uma fraqueza apenas minha...) e não resisti em dar a conhecer outra faceta da História de Portugal que poucos conhecem, os temperamentos dos que conquistaram terras por esse Mundo fora. O livro não podia ter um título mais direto, "Os Maus da História de Portugal", e aqui vamos descobrir que afinal não fomos um povo de tão brandos costumes como somos conhecidos. Desde D. João II que assassinou com o próprio punho o cunhado, o lado colérico de Vasco da Gama, ou descobrir quem era a "megera de Queluz", isto, e muito mais, é o que podemos encontrar neste livro que revela o lado mais negro da nossa História.


Como cheguei a este autor? Glup, através de outro livro dele que despertou a minha curiosidade, "Episódios da História que não Aconteceram bem Assim", (alarme de credibilidade a apitar, atingi valores mínimos). Não tive forças para resistir a tal provocação e claro que tive de saber que histórias mal contadas andava eu a acreditar. Mentiras como D. Afonso Henriques ter batido na mãe, Martim Moniz entalado no famoso portão, o milagre das rosas da Santa Isabel, e muitos outros factos históricos são desmascaradas e é reposta a verdade por detrás desses acontecimentos.





Sem comentários:

Enviar um comentário