outubro 30, 2015

Um desafio ambiental

Numa daquelas arrumações que faço de tempos a tempos para deitar fora ou dar aquilo que já não preciso, encontrei, no meio de algumas revistas, um recorte sobre dicas ecológicas para limpar a casa. E como amiga do ambiente que sou, achava eu, guardei a dica para mais tarde aplicar. O tempo passou e os maus hábitos ambientais de limpeza permaneceram. Mas desde esse dia que fiquei com a ideia a fervilhar e decidi aplicar pelo menos uma das dicas que li e quem sabe, um dia, conseguirei aplicar todas!

Para que me possa sentir mais motivada a fazê-lo acompanhem-me nesta jornada ambiental com estas dicas ecológicas:

Para a limpar a cozinha, casa de banho, vidros e espelhos podem preparar, num borrifador, uma solução com:

   - 250 mL de vinagre
   - 250 mL de água
   -1 a 2 gotas de um óleo essencial à escolha.

Se acharem que o cheiro a vinagre é desagradável podem aromatizá-lo colocando umas cascas de laranja ou limão e deixem a repousar, pelo menos, durante um dia.

Receita de sabão natural artesanal:

   - 250 g de glicerina
   - 250 mL de essência de alfazema
   - Ervas a gosto (alecrim)

Derretam a glicerina partida em bocados e deitem o líquido num copo e deixem arrefecer. Quando ainda estiver morna moldem e enrolem em película aderente até usarem.

Para manter as canalizações limpas e desentupidas basta misturar uma chávena de bicarbonato de sódio e outra de vinagre num balde com água bem quente e verter esta mistura. Passar por água quente durante um minuto e repetir esta operação pelo menos uma vez por mês.

Alguém me acompanha nesta mudança? Se ler um sim (ativo) da vossa parte faz com que já tenha valido a pena partilhar! O planeta agradece e eu também!

By AV33

2 comentários:

  1. Para vidros e espelhos talvez me convenças... Mas terá capacidade de remover gorduras na cozinha ou eliminar germes na casa de banho?
    Contudo acho mais fácil seguir esta sugestão do que a de deixar de comer atúm (porque algum mafioso se lembrou de encomendar um estudo e umas notícias)!
    Vale a pena usar uns "filtros" com a comunicação social, fazer umas pesquisas (http://www.cartacapital.com.br/revista/763/a-mafia-do-atum-8482.html , http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/9817/1/ulfc103169_tm_lese_costa.pdf) e dizer não à demagogia.
    E vale a pena lutar pelo ambiente, sim. Só temos este planeta...
    Quando gastar o limpa-vidros vou experimentar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O vinagre é dos melhores antisséticos que existem por isso é adaptado para eliminar germes. Em relação às gorduras, talvez uma solução de bicabornato seja mais apropriada!
      Na realidade, a lixívia e detergentes com amoníaco já são proibidos em muitos países da Europa por ter um impacto muito grave no ambiente.
      Fico feliz por já ter convencido alguém!

      Eliminar