fevereiro 11, 2016

Quiabos, beringela e pirão... Um regresso às origens!



Olá a todos,

Ainda não tinha partilhado a minha costela africana. Embora tenha nascido em Portugal, os meus pais são de Moçambique, por isso tenho bastante presente a cultura moçambicana. 
Para além das capulanas (panos com gravuras típicas de Moçambique), arte em Pau Preto, entre tantos outros tesouros da cultura moçambicana, a gastronomia consegue ter pratos bastante diferentes, mas também muito saudáveis. Moçambique sempre foi uma mistura de culturas (portuguesa, indiana, chinesa, italiana...), e como tal os pratos característicos podem ser muito variados, tais como caril de caranguejo com leite de coco, ou molho de amendoim com frango (delicioso!). 
Hoje venho partilhar convosco um prato que a minha avó fazia, e que me remete à minha infância: 

Quiabos com beringelas e molho de tomate, acompanhado com pirão de milho

Ingredientes para o molho:
1 Cebola
1 Beringela
400g quiabos
100g polpa de tomate
Sal q.b.

Faz-se um refogado com a cebola, e adiciona-se a beringela cortada aos bocados, e os quiabos inteiros (eu retiro as partes de cima e de baixo dos quiabos), seguido do tomate e de água até cobrir os vegetais. Depois é só deixar cozer em lume brando (como eu gosto bem cozidos deixei cozer 20 minutos).

Ingredientes para o pirão:
100g de farinha de milho fina
350g de água
Sal q.b.

Numa tigela adicionei a farinha com um pouco de água fria, até que a dissolução fosse completa. Adicionei este preparado à restante água a ferver (sempre a mexer com uma colher de pau), e deixei ferver 5-10 minutos (mexendo de vez em quando). Fica com uma consistência sólida. Se quiserem podem fazer o pirão na Bimby aqui.


Posso garantir que ficou delicioso...


Experimentem!!
By AR28


2 comentários:

  1. Ficou com bom aspecto... Não tenho costelas interessantes como as tuas. Para além de origens que desconheço, tenho o lado da minha mãe de Castelo Branco e o lado do meu pai de Ferreira do Alentejo.
    Nunca provei quiabo... é picante?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Shinobu! Se te contasse as minhas costelas todas, ficavas de certeza surpreendida ;) como disse Moçambique é uma mistela de culturas :)
    Quiabo não é picante, embora se pareça com uma malagueta...consegue é ter um aspecto viscoso, por isso muita gente não gosta, mas eu adoro!
    Bjinhos

    ResponderEliminar