março 29, 2016

Gelatina caseira

Venho aqui partilhar convosco uma receita de gelatina caseira. É muito simples de fazer, sem açúcar ou conservantes, apenas com polpa de fruta e agar-agar.
Agar-agar é um óptimo substituto da gelatina convencional, pois é derivado de algas ao contrário da gelatina, que como sabem,  é de origem animal. Em termos nutricionais, já li muita coisa sobre o assunto, e alguns dizem que o agar-agar não tem a proteína da gelatina, mas por outro lado tem mais sais minerais, como potássio e zinco.
Em termos práticos as principais diferenças são que temos que ferver a solução de agar agar, pelo menos 3 minutos, mas em compensação solidifica mais depressa que a gelatina, e também não precisa de frio para se manter sólida.
Eu fiquei fã do agar-agar, mas acho que o segredo de uma alimentação saudável é a variedade, para irmos buscar diferentes nutrientes a diferentes alimentos, por isso não vou deixar de usar gelatina (embora ache que o agar-agar é mais saudável).
Aqui vai a receita...

Ingredientes
1/2 Kg Polpa de fruta
1 c. sopa agar-agar em pó

A fruta que usei foram morangos, mas fica delicioso com qualquer outra fruta.
Triturar os morangos (sem adição de água), na Bimby, vel. 6, 20 seg,e adicionar o agar-agar em pó, aquecer a 90° C durante 5 minutos (vel. 2, 5 minutos, 90°C). Distribuir por 3 taças, e deixar arrefecer. Solidifica ao fim de 20-30 minutos.
NOTA: Podem usar qualquer outro processador de alimentos para além da Bimby, e depois aquecem no fogão.
Enjoy ;)

By AR

Sem comentários:

Enviar um comentário