novembro 23, 2015

T de Tâmara

T de Tamara

As tâmaras são produzidas pelas tamareiras que em grego tem a designação de Phoenix.
Em árabe, a palavra tâmara significa dedo de luz (douglat nour), lembrando a forma e a transparência luminosa dos frutos da tamareira.


Os países asiáticos e africanos, principalmente Egito, Irão, Arábia Saudita, Paquistão, Iraque e os países vizinhos, juntos produzem aproximadamente 98% das tâmaras do mundo. Estados Unidos, Espanha e México produzem os restantes 2%.


As tâmaras têm sido um alimento básico no Médio Oriente desde há milhares de anos. Acredita-se que tiveram origem no Golfo Pérsico, e que têm sido cultivadas desde os tempos antigos da Mesopotâmia, na pré-história do Egipto, possivelmente já em 4000 a.C. Existem também evidências arqueológicas do cultivo da tâmara no leste da Arábia em 6000 a.C.

A importância da tâmara na vida do deserto, devido à escassez de alimentos, levou a que este fruto fosse considerado como o alimento perfeito na sobrevivência dos povos que viviam nos desertos, os chamados “Beduínos”.
Diz-se que um beduíno resiste três dias de marcha com uma tâmara: “No primeiro dia come a pele, no segundo dia o fruto e no terceiro o caroço”.
Povo Beduíno

As tâmaras, devido ao alto conteúdo de hidratos de carbono simples e complexos (72%) constituem um alimento muito energético (274 Kcal por 100 gramas de tâmara seca). Os hidratos de carbono complexos presentes nesta fruta são metabolizados pelo organismo de forma lenta. Isto é uma qualidade extremamente interessante quando necessitamos de manter um ritmo intenso de esforço físico ou mental por um período longo de tempo (por exemplo exercícios de resistência ou provas de longa duração).
As tâmaras são ricas em potássio (790 mg/100g de tâmara seca), cobre (0,24 mg/100g), magnésio (65 mg/100g) e cálcio (59 mg/100g). Estes micronutrientes são muito importantes para os desportistas, por exemplo.
São também ricas em ferro sendo aconselhadas para quem padece quer de alterações hepáticas quer de anemias.

Apresentam um elevado conteúdo de celulose e outras fibras e são recomendadas em casos de intestino preso por actuarem como suave laxante. Estas fibras também diminuem a absorção do colesterol por parte do organismo.

As tâmaras também têm na sua constituição taninos. Estes são conhecidos por possuir propriedades anti-infecciosas, anti-inflamatórias e anti-hemorrágicas.

São também ricas em tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico, vitamina A e vitamina K.
Estudos concluem que o consumo de tâmaras por indivíduos saudáveis demonstra efeitos benéficos nos triglicéridos, no stress oxidativo e não piora padrões de glicose nem de lipoproteínas.



As tâmaras, incluídas numa alimentação variada, equilibrada e completa, são saudáveis quer para indivíduos diabéticos quer para indivíduos saudáveis quer para indivíduos em dietas de emagrecimento.

Existem diversos tipos de tâmaras.



No entanto, é muito importante procurar tâmaras que não sejam brilhantes já que essas normalmente são cobertas de glicose, deixando assim de ser saudáveis. Em caso de dúvida veja a lista de ingredientes que deve ser apenas um: Tâmaras!

Ana Catarina Tavares

1726N

Sem comentários:

Enviar um comentário