julho 09, 2015

O que sou e o que quero ser...

Ainda não me apresentei! Chamo-me Andreia e desde o dia 11 de Maio de 2015 travo uma luta. Uma luta diária, difícil, e com muitos altos e baixos: UMA LUTA CONTRA O EXCESSO DE PESO! Felizmente, ou infelizmente não sou a única nesta luta; infelizmente, pois como eu há muita gente obesa, ou com excesso de peso em Portugal, mas felizmente podemos contar com o apoio de muita gente. Há muitos grupos no Facebook onde a perda de peso é o principal objectivo ,e o apoio que lá vou buscar é fenomenal, nunca mais me senti sozinha nesta luta!

Mas por outro lado, por mais apoio que se tenha (família, grupos, ou colegas) também é uma luta solitária, pois sou eu que tenho que lutar todos os dias contra a vontade de comer aquele bolo que parece maravilhoso! Sou eu que tenho que me dizer a mim própria que aquelas batatas fritas vão todas para onde não devem, a gordura acumula, e depois para tirar... Uiii!! Aí é que são elas...

Já há alguns anos que tenho excesso de peso, desde a minha primeira gravidez há nove anos atrás, que ganhei 20 Kg, que nunca mais me largaram... Houve muitos altos e baixos, engorda e emagrece, estica e encolhe, que foram sempre acompanhados por uma alimentação descuidada, e sem controle. Para mim, a palavra dieta, significava fome, e eu gosto muito de comer, por isso nem queria ouvir essa palavra! Preferia ir correr, caminhar, ou fazer ginástica em casa, para perder peso. Mas o que aprendi foi que isso não basta para ser saudável! O exercício faz muita falta, mas não é suficiente para perder peso. 

Mas este ano cheguei a um ponto sem retorno, estou farta do meu corpo! Vou vencer esta inercia, e voltar a tomar as rédeas da minha vida! A partir de agora eu é que controlo a minha vida!! No dia 11 de Maio comecei a dieta dos 31 dias, e passado 1 mês estava com menos 5 Kg, e muito entusiasmada com esta coisa de ser saudável :) Tirei o leite de vaca, e a farinha de trigo da minha vida, e comecei a desinchar :) Segui à risca a primeira e segunda fase da dieta (onde me encontro agora), e perdi 5Kg, e muitos centímetros na cintura (e não só). 

Mas isto é só o inicio, o inicio de uma vida saudável que eu quero transmitir aos meus filhos. Não passo fome, como meio frango se for preciso, mas acabo uma refeição sempre satisfeita, comendo coisas saudáveis, é claro! Às vezes exagero, mas tento exagerar na quantidade de alface, ou de tomate, ou então como uma taça gigante de gelatina!! Tenho notado que para atingir essa satisfação é preciso cada vez menos comida, e como faço muitas refeições ao longo do dia, noto que estou a comer cada vez menos.

Devo vos dizer que existem tantas, mas tantas receitas de comida DELICIOSA, mas saudável na internet, que somos capazes de nos perder :) Cada vez que vejo uma receita nova, tenho vontade de ir logo experimentar, mas... como vos disse, é uma luta diária e difícil, às vezes o cansaço e a inercia toma conta de nós. Nesses dias, as saladas compradas já prontas, e as gelatinas ganham à minha criatividade, e uma salada de atum chega perfeitamente. 

Estou nesta luta diária para o resto da minha vida, e sei que há muita gente como eu!! Por isso força!! Tu sabes que não estás sozinha(o)!!

AR7

Sem comentários:

Enviar um comentário